Como escolher uma Chácara para Retiro Espiritual
A palavra “retiro” refere-se a algo retirado, afastado, recolhido; podemos entender, então, que a expressão “retiro espiritual” é o recolhimento das pessoas para entrar em contato com o mundo espiritual, e claro, distanciadas de tudo o que possa interferir neste contato maior com o que é Divino. Trata-se não somente de uma viajem ou passeio, mas de um evento ímpar que cuida de promover uma experiência na qual os irmãos são afastados das tribulações do dia a dia para que possam cuidar só das coisas de Deus e da sua transformação interior, sempre para melhor.
Por isso muitas congregações optam por realizarem este evento, algumas vezes no ano. Porém, para que de fato haja essa interação completa entre o evento e os participantes é importante o planejamento. Isto porque, quando uma instituição ou um conjunto de pessoas se comprometem a realizar qualquer evento é necessário seguir alguns passos para a sua organização, produção e sucesso no final; para que então possa-se colher os frutos almejados pela instituição.
Etapas essas que devem ser seguidas, com muito carinho, ainda mais quando se trata de um retiro espiritual, isto é, de um evento dedicado a Deus, já que é basilar partir do princípio que devemos sempre oferecer ao Senhor o nosso melhor, da mesma forma, a Igreja em qualquer atividade que pretenda cumprir.
O retiro espiritual talvez seja o único evento onde a Igreja consegue manter as suas ovelhas concentradas somente no que está acontecendo no evento, nas pregações, louvores e outras atividades. Quando se tem a ideia e a iniciativa de realizar um retiro espirirtual uma das primeiras perguntas que surgem é: como vamos escolher o sítio para realizar o retiro?
1. Qual a finalidade do Retiro Espiritual da sua Igreja?
Com uma equipe de organização (e de apoio operacional, no caso de um número muito elevado de participantes) já completa é indispensável a realização de uma ou mais reuniões para decidir sobre qual será a finalidade do retiro espiritual a ser realizado.
É importante que a primeira preocupação seja a definição do tema e que isto seja discutido com o dirigente maior. Esta que deve ser pensada conforme as necessidades mais visíveis da comunidade de fé, por exemplo, existem Igrejas localizadas às próximidades de locais onde ocorrem venda de drogas e os irmãos, morando perto da congregação, convivem com esta problemática.
Dessa forma, seria importante realizar retiros espirituais, principalmente, para atender a juventude que corre mais perigo de ser exposta à droga. Para que, então, seja feito no retiro todo um trabalho de conscientização dos jovens e fortificação dos seus espíritos em Deus para enfrentarem e sobrepujarem esta realidade que eles enfrentam.
Com a temática definida, passa-se ao planejamento da obordagem e quais setores da Igreja serão atendidos no retiro espiritual, isto é, se o retiro espirirtual será voltado para a o departamento de jovens, ou de mulheres, assim por diante. Com essas questões já determinadas, é possível ter o primeiro vislumbre sobre quais as características a chácara ou sítio precisam ter para atender a programação a ser definida.
2. Pesquisar chácaras e sítios
Em um segundo momento, é importante realizar as primeiras pesquisas sobre os sítios que recebem retiros espirituais para a locação, aqui mesmo na Central de Retiros você consegue encontrar vários locais que podem receber retiros espirituais para a sua análise. Na própria internet, é possível descobrir diversos locais que a equipe de organização do retiro pode avaliar.
Outro ponto importante nesta etapa também é comparar a possibilidade financeira da empresa com a média em valores oferecidos pelas chácaras e sítios. Este que fazem a locação, muitas vezes, de acordo com o número de pessoas, com pacotes que podem ou não incluir serviços diversos, conforme as peculiaridades de cada lugar.
Caso seja possível, é recomendável que sejam feitas visitas ao locais selecionados para conferir os ambientes que cada chácara oferece, seus serviços, a segurança, conforto, a tranquilidade e quaisquer outras características que possam vir a ser importantes para o retiro da sua Igreja. Algumas chácaras já oferecem tour virtual o que pode também ajudar na escolha do seu local perfeito para o seu retiro.
3.Quais os tipos de ambientes o retiro vai precisar para desenvolver as suas atividades?
Nas variadas chácaras e sítios a equipe de organização pode encontrar uma infinidade de ambientes para abrigar os cultos, reuniões e as demais atividades que serão desenvolvidas. Alguns sítios oferecem de dormitórios em meio a lindos jardins e espaços temáticos para cultos ao ar livre até pista para passeios a cavalos e circuito de esportes radicais.
Para jovens, chácaras com opções de trilhas, esportes radicais, tirolesa, piscina para o lazer, lagos, e rios etc; podem atender os momentos de descontração e comunhão entre eles e entre os jovens e a liderança,(obs: na Central de retiros basta você filtrar as atividades que quer em seu retiro para ter uma lista de locais). É uma excelente oportunidade para os líderes se aproximarem dos jovens e orientá-los sobre os desafios da adolescência de forma mais efetiva.
Quando se trata de adultos, além das opções que podem atender a parte da diversão (mais usada por jovens), salas de reunião, espaços para a realização de cultos e caminhadas ao ar livre, pesca esportiva, gastronomia e outras características podem dar suporte ao retiro direcionado para estes irmãos da Igreja.
De modo que, é necessário avaliar os objetivos que deseja-se alcançar e a quem a programação buscará atender, pois, um retiro para jovens, provavelmente não deve abordar questões da preocupação mais específica de adultos. E a grande variedade de chácaras e de suas estruturas pode atender as necessidades dos retiros voltados para cada departamento da Igreja ou para todos ao mesmo tempo, dependendo do sítio escolhido.
4.Em qual localidade alugar um sítio? Perto ou mais distante?
Essa é uma questão que deve levar em consideração, se uma viagem mais longa faria parte do processo de distanciamento do dia a dia dos irmãos participantes. Teria neste caso, mais um efeito psicológico de “afastamento das preocupações”, do que exatamente uma vantagem para o retiro espiritual. Neste sentido a Igreja precisa ter a sensibilidade de verificar se um afastamento maior seria necessário.
Geralmente os retiros espirituais são realizados em chácaras perto da cidade onde a Igreja está situada. Esta opção faz com que a mobilidade da caravana e a questão do aluguel de ônibus e carros sejam mais simples. Além disso, é uma opção válida para as instituições que disponham de um fim de semana ou uma semana para fazer o seu evento, pois garate um retorno rápido à sede da Igreja.
Quando se faz necessário ou, simplesmente, opta-se por um retiro espiritual mais prolongado para um lugar mais distante, a organização do evento se torna um pouco mais complexa, pois, pode envolver reserva e compra de passagens aéreas. Além da busca por um local para hospedagem, a realização da programação de cultos e demais atividades da programação. O retiro mais comum que envolve viagens aéreas para grandes distâncias é o retiro para Israel, muitas Igrejas fazem retiros espirituais com destino à Terra Santa.
5.Quais as opções de saída ou atendimento de emergências o sítio ou a região nos arredores do local oferecem?
Uma das questões que por vezes é esquecida de se considerar são as situações de emergência. Verificar se entre os participantes encontram-se pessoas com mais probabilidades de necessitarem de ajuda médica emergencial é indispensável. Essas considerações devem também pesar na hora de escolher uma chácara para a realização do retiro espiritual.
Verificar a distância de hospitais, da cidade mais próxima, providenciar um kit de primeiros socorros para manter junto aos organizadores caso um dos participantes precise são essenciais. Você pode encontrar sítios que realizam retiros e que são equipados com enfermaria própria e enfermeiro 24 horas.
Além disso, a segurança do local também deve ser observada e analisada. É importante ser do conhecimento dos organizadores o funcionamento das equipes de segurança, principalmente, durante à noite e outras questões que se fizerem pertinentes conforme os organizadores e a liderança maior da Igreja julgar que devem ser questionadas aos atendentes das chácaras.
Super Mega Dica extra! Para melhorar a sua experiência de locação e não haver características indesejadas no local, uma dica “super” importante é verificar se a determinada chácara já recebeu retiros espirituais! Principalmente, se é a primeira vez que sua Igreja realizará um retiro. É indispensável que seja garantido não somente um serviço de qualidade mas, também, a experiência em atender especificamente retiros espirirtuais.
Estes são cuidados básicos para encontrar uma excelente sítio para realizar um retiro espiritual abençoado da sua Igreja. E por se tratar de, geralmente, muitas pessoas como participantes, tudo deve ser planejado com com muita dedicação e, com certeza, o evento ocorrerá dentro do esperado e, se por um acaso, ocorrer algum imprevisto a equipe de organizadores estará apta a resolvê-lo.
Com certeza, só o fato do retiro estar muito bem organizado e planejado, até mesmo, quem está trabalhando no dia ficará muito mais tranquilo em relação ao cumprimento de cada atividade do evento e também gozará da oportunidade de ser muito abençoado.
Esses são os pontos principais que as Igrejas e os organizadores do retiro espiritual devem observar ao procurar um sítio para a realização do evento. E caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida entre em contato com a equipe do Central de Retiros, esteja certo que podemos ajudar você e a sua igreja a encontrar a chácara ideal para que o retiro espiritual da sua igreja seja tremendo!.
Se você gostou deste artigo curta, comente e compartilhe para que essas informações alcancem mais irmãos e igrejas que estejam procurando realizar um evento especial ao Senhor!